sábado, 9 de maio de 2009

Metallica - A História Parte II (Do primeiro album ao dminio mundial.....e a tragédia)!






Em 1983 os Metallica viajaram para Rochester, Nova Iorque para a gravação do seu primeiro album "Metal Up Your Ass", produsido por Paul Curcio! Devido a conflitos com a editora e o facto de estes acharem o nome do album demasiado agressivo, os Metallica mudaram o nome do album, ficando-se a chamar "Kill 'Em All", uma especie de homenagem aos membros da editora que recusaram o outro nome! O album foi lançado pela Megaforce Records nos Estados Unidos e Music for Nations na Europa, culminando no numero 120 da Billboard 200! Um album cheio de riffs potentes, enormes classicos e uma obra prima de Cliff Burton! Em seguida entraram em tour de apoio ao album, a "Kill 'Em All for One Tour" onde tocaram com os Raven. Em Fevereiro d 1984, os Metallica juntaram-se a Venom na tour "Seven Dates of Hell" como apoio e onde chegaram a tocar para cerca de 7.000 pessoas no "Aardschok Festival" em Zwolle, Holanda!


A meio de 1984, os Metallica entram em estudio para a gravação do seu segundo album de originais na companhia do productor Flemming Rassmussen. O estudio é o Sweet Silence Studios em Copenhaga, Dinamarca! O album, intitulado "Ride The Ligthning" lançado em Agosto de 1984, chegou ao numero 100 da Billboard 200! Uma coriusidade, uma prensagem francesa cometeu um erro ao imprimir a capa do album, que em vez de sair azul, saiu verde, ficando agora como um item de coleção e raridade para quem o tiver. O album tem musicas como por ex "For Whom The Bell Tolls", "Fade To Black", "Creaping Death" (que narra uma história biblica do exodo da escravidão dos Hebreus no Egipto, incidindo sobre as diversas pragas que foram visitados pelos egpsios) e a instrumental "The Call of Ktulu"! Dave Mustaine, ainda neste album receu os créditos pelas musicas "Ride The Ligthnig" e a "The Call of Ktulu".



Durante a tour de "Ride The Ligthning" em Setembro de 1984, o ditector da Elektra Records, Michael Alago, e o co fundador da Q Prime Managemant Cliff Burnstein, assistiram a um concerto de Metallica e ficaram impressionados! Michael Alago contratou a banda para a sua editora e Burnstein tambem, para a sua empresa de management. O sucesso foi tanto com esta tour que a editora Music For Nations lançou uma edição limitada do EP "Creaping Death" que vendeu 40.000 exemplares. Duas das tres musicas desse registo, eram as covers "Am I Evil" de Diamond Head e "Blitzkrieg" da banda com o mesmo nome, apareceram no relançamento em 1989 de "Kill 'Em All" pela Elektra! Com este album ainda, Metallica embarcou para a sua primeira tour europeia com Tank. Nos Estados Unidos, fizeram digressão partilhando com os cabeças de cartaz W.A.S.P. e suporte de Amored Saint.



A 17 de Agosto de 1985, os Metallica tocam naquele que foi até a altura o seu maior concerto, em Donington Park, na Inglaterra no Monsters Of Rock a frente de 70.000 pessoas! Um concerto em Oakland, Califórnia no festival "Days on The Green" tocaram em frente a uma multidão de 60.000 pessoas!







Em Março de 1986, foi lançado um dos melhores albuns de Metallica, o melhor até a data e um dos melhores e impulsionadores albuns de Trash Metal, que ainda hoje atrai pessoas e musicos para tocar. Esse album foi gravado a mesma no Sweet Silence Studios em Copenhaga, com o mesmo productor e tem de nome "Master of Puppets". O album chegou ao numero 29 da Billboard 200 e permaneceu 72 semanas na tabela. Este foi tambem o primeiro album da banda a ter o certifiado de ouro a 4 de Novembro de 1986 e foi certificado 6 vezes platina em 2003. Musicas como "Master of Puppets", "Batery", "Welcome Home (Sanitarium)" ou a obra prima "Orion" entre outras, marcaram uma geração!



Steve Huey da Allmusic considerou o album como "a maior realização da banda". Na tour de apoio ao album, os Metallica tocaram como banda de suporte de Ozzy Osbourn, tocando ainda para mais publico e ganhando mais notariedade, James Hetfield partiu pulso a andar de skate, mas continuou a tour apenas a cantar, enquando um roadie da banda, John Marshal tocava guitarra!


Com tudo isto até aqui, o que parecia o mais improvavel no inicio, estava a torna-se verdade. O dominio do mundo!!!



Em Setembro de 1986, no dia 27, esse sonho, o sonho que perseguiam desde a sua formação, desde o inicio praticamente se desmoronava, sofrendo um rude golpe! Numa estrada sueca, perto de Ljungby, a meio da sua tour europeia, o tour bus onde a banda seguia a caminho de Copenhaga despistou-se! Cliff Burton foi cuspido pela janela e o tour bus caiu em cima dele, causando morte imediata! Numa entrevista posterior, os restantes menbros disseram que aquele lugar, foi ganho por Cliff, éra o melhor lugar do tour bus e foi ganho num jogo de cartas! A sua influencia na musica dos Metallica éra enorme, pois combinava varios estilos e com um excelente conhecimento em teoria de musica! James, na altura tirou, e aprendeu muitas coisas com eles, mesmo atraves da sua personalidade! Éra impossivel imaginar os Metallica sem Cliff! O corpo de Cliff foi cremado e as cinzas lançadas em Maxwell Ranch! Na cerimonia funebre foi tocado o tema "Orion" em sua memória, um instrumental do album "Master os Puppets", uma obra prima de Cliff!

























Sem comentários:

Enviar um comentário