domingo, 10 de maio de 2009

Metallica - A História Parte III (Do novo baixista ao maior exito de sempre)





Depois da cerimónia funebre de Cliff, a banda tinha algumas duvidas acerca da sua continuidade, o que ficou desfeito pouco depois, visto que o próprio Cliff nunca aprovaria o fim da banda, apesar da sua morte! Ele nunca queria que, quem estivesse com ele desistice apesar de não estar presente! E foi mesmo assim! Após um curto, mas intenso periodo de luto, James, Lars e Kirk decidiram continuar e abrir uma audição para baixista! Nessa audição estiveram cerca de 40 musicos, disposto a dar tudo para ocupar o lugar deixado vago por Cliff, entre os quais estava Les Claypool, baixista dos Primus, um amigo de infancia de Kirk! A banda gostou do baixista, mas considerava o estilo dele muito diferente do de Metallica!


Jason Newsted foi o escolhido, concretizando assim, um sonho ao juntar-se aos Metallica! Jason nascido no Michigan, Arisona, estava na altura nos Flotsam And Jetsam! Jason juntou-se a banda a 28 de Outubro de 1986, tres semanas após o funeral de Cliff! De novo com formação completa, acabaram a tour nos primeiros meses de 1987 e em Julho de 1987 editaram "The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited", um EP de covers, onde usaram um novo estudio para testarem as capacidades de Jason Newsted!














...And Justice For All foi lançado em Agosto de 1988, sendo o primeiro album da banda após o desaparecimento de Cliff Burton, este foi o primeiro a atinjir o top 10 nas tabelas de vendas conseguindo o N.º 6! Com um enorme sucesso de vendas a banda embarca numa enorme tour mundial, a maior até a data na sua carreira, destornando os Glam Rockers "Van Halen" no Monsters of Rock! Ainda assim, apesar de algumas criticas ao album, este foi nomeado para os Grammys para a "Melhor Desempenho Hard Rock/Metal Vocal ou Instrumento"! Entretanto e contra tudo o que se esperava, quem ganhou o prémio foi Jethro Tull! Este prémio gerou muita polémica, visto que nem Jethro Tull é considerado Hard Rock, nem mesmo Metal! A banda estava mesmo a espera de ganhar, isto porque depois da apresentação ao vivo do single "One", os musicos estavam na saida dos fundos a espera de serem chamados para receber o prémio, enquando os Jethro Tull nem sequer foram a cerimónia visto que nem esperavam ganhar e disseram que as hipoteses eram minimas!


















Seguindo o lançamento do album, os Metallica, iniciaram-se nos videos musicais, assumindo assim um pouco a sua popularidade! O video foi do tema "One", onde se vê a banda a tocar num depósito abandonado! A remixagem do video contou com imagens do filme "Johnny Got His Gun"! Em vez de a banda negociar a cedencia de imagens para o video, a banda simplesmente comprou os direitos da obra! O video foi enviado para a MTV com uma versão alternativa, só com a banda a tocar, caso o canal não aceitasse a versão original, mas apesar de ser de longa duração, a MTV aceitou o video!














Em 1991 os Metallica lançam aquele que pode ser considerado o melhor album da banda, pelo menos a nivel de vendas bateu todos os outros até hoje, vendendo quase 20.000 cópias em todo o mundo! O album produzido por Bob Rock foi gravado nos estudios "The Plant"! Um estudio que ja tinha sido usado em gravações de albuns dos Bon Jovi! As gravações deste album ficaram registadas num documentário onde mostra alguns conflitos dos membros da banda, com Bob Rock sobre a direcção que o album estáva a tomar e o som! O custo da gravação superou o milhão de dolares, mas foi um esforço bem compensado, pois logo após o lançamento o album entrou para numero 1 no top da billboard ficando semanas a fio, a banda parte numa mega tour mundial que dura cerca de 3 anos, passando por paises onde nunca tinham ido antesm incluindo Portugal, onde tocaram em 1993 para um estádio de Alvalade cheio, repleto! Singles de sucesso foram sucedendo-se uns a seguir aos outros começando por "Enter Sandman", passando por "Sad But True", The Unforgiven", Nothing Else Matters"...





Devido ao novo som da banda, musicas mais lentas, menos complexas, as baladas, novas alegações de "vendidos" fora soando no ar! Sem nunca se preocuparem com isso, uma mega tour que rendeu milhões, com algumas bandas que estavam em alta na altura, como "Guns N' Roses", mas tambem algumas dores de cabeça! Em 1992 James sofreu um acidente em cima do palco, na pirotecnia de "Fade To Black", James sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau, não podendo tocar durante algum tempo, a banda continuou a tour, com james a cantar e John Marshall, um roadie e tambem dos Metal Church a fazer a parte de guitarra de James!

















Ainda por esta tour, os Metallica lançam o seu primeiro registo ao vivo, uma Box intitulada "Live Shit: Binge & Purge" onde incluia um triplo cd ao vivo, dois VHS de dois concertos, um na tou de ...And Justice For All e outro na tour de "Black Album" e ainda posters e mais uma série de coisas!

Sem comentários:

Enviar um comentário