segunda-feira, 11 de maio de 2009

Metallica - A História Parte IV (Do mega-sucesso há controvérsia)







Após quase 3 anos em digressão de suporte ao seu álbum homónimo, os Metallica entram de novo em estúdio, de novo acompanhados por Bob Rock no "The Plant" na Califórnia, para gravar o seu sexto álbum de originais! Durante esse tempo, em 1995, os Metallica apresentam-se ao vivo na chamada "Escape from The Studio Tour 1995" para uns poucos concertos, acompanhados por bandas como Slayer, Skid Row, Slash's Snakepit, Therapy? e Corrosion of Conformity! Nesses concertos, os Metallica oferecem aos fãs algumas musicas novas que se apresentariam no novo álbum! "2x4" e "Bad Seed" foram as musicas tocadas nessa tour! Em 1996 é editado "Load" o sexto álbum da banda! Nas sessões de gravação, que foram das mais produtivas de sempre, a banda gravou mais de 30 musicas e tinham na ideia de lanças um duplo álbum, mas como o tempo e a espera já era longa, optaram por lançar apenas as primeiras gravações! 14 musicas, tornando-se assim o álbum com mais musicas incluídas! De novo a direcção musical criou polémica, mais uma vez acusados de "vendidos"! O material era descontraído, mais ecléctico! Musicas como "Until it Sleeps", "Aint My Bitch", entre muitas outras provam isso mesmo! Mas aqui não era só a questão musical, mas também a questão visual, visto que todos apareceram de cabelo cortado e até maquilhagem! Os Metallica lançam mais uma tour mundial, esta uma das melhores que jamais se viu! Um novo palco, nova tecnologia, torres de iluminação gigantes, duplos, pirotecnia, e mais de duas horas de épicos concertos!









Em 1997 a outra metade das musicas gravadas nas secções de gravação de "Load" vêem a luz do dia sob o titulo de "Reload"! Mantendo o mesmo estilo de som, este álbum foi mais bem aceite pelos fãs, mas sempre com polémica, visto que o mesmo tipo de som se mantém! Estes dois álbuns representam uma grande mudança musical, substituindo as melodias rápidas de Heavy Metal com composições sobrepostas de guitarra, por melodias de blues e guitarra havaiana! As vendas foram inferiores aos últimos álbuns, mas mesmo assim, foram sucessos de venda entrando para numero 1 nas tabelas!











Em 1998, a banda decidiu voltar atrás no tempo e ir buscar todos os seus "B-Sides", covers e os dois antigos "Garage Days", reuniram-se de novo no "The Plant" mais uma vez com Bob Rock e o resultado dessas sessões foi "Garage Inc"! Um duplo álbum só de covers, onde no primeiro cd destaca-se 11 novos covers de bandas como Killing Joke, The Misfits, Thin Lizzy, Mercyful Fate, Black Sabbath, Nick Cave e Bob Seger! No segundo cd constem gravações antigas de covers, o EP "Garage Days Revisited", o também EP "The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited" e B-Sides de singles lançados, alguns deles raridades! O resultado foi esse, um álbum eléctrico e excitante, caiu como que uma lembrança de que a banda, apesar de todo o sucesso, o coração dos Metallica mantém-se na musica!










Em 7 de Março de 1999, a banda foi indicada há Calçada da Fama de San Francisco! O Mayor de San Francisco na altura, Willie Brown proclamou aquele como sendo o "Dia Oficial de Metallica em San Francisco! Cerca de um mês mais tarde, o compositor/condutor "Michael Kamen e os Metallica embarcaram numa colaboração conjunta com a Orquestra Sinfónica de S. Francisco e deram uma nova dimensão ao seu material clássico! Qualquer cepticismo inicial do projecto foi completamente dissipado quando em duas noites, dias 21 e 22 de Abril, no Berkeley Community Theater, a banda fez a apresentação ao vivo do resultado dos ensaios que mantiveram com a orquestra! O resultado foi estrondoso, duas noites épicas para sempre recordar! O resultado dessas duas noites deu-se a conhecer no fim de 99 com o lançamento de "S&M" em duplo cd e DVD!









Na mudança de década, no ano 2000 surgiu a controversia! A banda foi convidada para compor um tema para o filme "Mission Impossible II"! Quando ainda nem tinham o tema pronto sem ser editado ouviram rumores de que o tema ja circulava em algumas rádios e internet! A banda foi-se inteirar da situação e descubriram que o problema residia no "Napster"! Um programa de partilha de ficheiros online e onde tambem descubriram que não só essa musica, mas tambem todo o seu ccatálogo estava disponivel para download gratuito! De seguida iniciou-se uma batalha legal entre outras bandas, mas principalmente Metallica contra o Napster! Após varios meses nos tribunais, no ano seguinte, em 2001, a banda e o Napster chegaram a um acordo fora dos tribunais o que levou ao bloqueio de contas de utilizadores do Napster e assim a banda não iniciou acções legais contra individuos por violação dos direitos de autor!

Sem comentários:

Enviar um comentário